Com o crescimento exponencial da energia solar fotovoltaica no Brasil, a demanda por curso de energia solar também aumentou exponencialmente. E, juntamente com a demanda, também cresceu a oferta. 

Portanto, ao procurar por um curso de energia solar, você encontrará inúmeras empresas que oferecem cursos profissionalizantes, tanto presenciais quanto online.

Contudo, infelizmente não há nenhum órgão responsável por regular e fiscalizar a qualidade dos cursos ofertados. Isso poluiu o mercado com muitos cursos de baixo nível, ministrados por falsos especialistas do setor.

E é com intuito de auxiliá-lo a escolher um curso de boa qualidade, o qual aborde todo o conhecimento necessário para que você atue no setor com autoridade e competência, que eu decidi escrever este artigo. Enfim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Curso de energia solar – Entendendo o seu objetivo

Curso de Energia Solar - Entendendo o seu objetivo

Antes de qualquer coisa, você deve compreender qual é o seu objetivo ao procurar por cursos de energia solar fotovoltaica. É entendendo o seu objetivo, que você conseguirá encontrar a resposta de qual é o curso ideal para você.

Entendendo o seu objetivo – Curiosidade

Se você possui curiosidade sobre o setor de energia solar, quer conhecer mais sobre a tecnologia e/ou ainda está em cima do muro em relação a querer atuar no setor, eu recomendo que você procure por conteúdos gratuitos antes de realizar um curso profissionalizante.

Aqui mesmo no blog da Você Solar, você encontrará conteúdos gratuitos de excelente qualidade, que o ensinarão muito sobre o setor de energia solar e sobre o funcionamento da tecnologia fotovoltaica.

Além disso, nós também possuímos em ótimo curso grátis de energia solar fotovoltaica. Se por meio desse conteúdo gratuito você entender que realmente tem interesse em se especializar em energia solar, aí sim é interessante que você procure por um bom curso de energia solar.

Curso Você Expert Solar

Entendendo o seu objetivo – Atuar no setor

Se você já decidiu que quer atuar no setor, então realmente você deve realizar um bom curso profissionalizante. Entretanto, antes disso, é interessante que você entenda qual é a sua área de atuação dentro do setor de energia solar: vendas, projetos ou instalação.

Veremos quais são as competências necessárias que um profissional deve possuir para atuar em cada uma dessas áreas de atuação. Se você quer aprender mais sobre essas áreas de atuação, você aprenderá isso e muito mais no nosso Guia Definitivo do Empreendedor Solar.

Entendendo o seu objetivo – Empreender no setor

Para montar uma empresa de energia solar, é essencial que você tenha o conhecimento de todas as áreas de atuação do setor: vendas, projetos e instalação.

Como um empreendedor, você não precisa ser especialista em nenhuma dessas áreas, porém você deve compreender um pouco de cada uma delas (a não ser que você também pretenda atuar em alguma dessas áreas).

Assim, a realização de um curso de energia solar profissionalizante é imprescindível para quem pretende empreender.

O nosso Guia Definitivo do Empreendedor Solar é um excelente ponto de partida para todos que pretendem empreender no setor, já que ele reúne todas as boas práticas que nós determinamos a partir da nossa própria experiência de empreendedorismo no setor de energia solar. 

Curso de energia solar – O que você precisa aprender

Curso de Energia Solar - O que você precisa aprender

Veremos agora o que você precisa aprender em um curso de energia solar, de acordo com a área na qual você pretende atuar.

A partir dessas informações, você deve procurar um curso que aborde tudo aquilo que você precisa aprender para se desenvolver na área. 

Antes de mais nada, porém, veremos qual é o conhecimento comum que todos devem possuir para atuar no setor.

O que você precisa aprender – Conhecimento comum

O que você precisa aprender - Conhecimento comum

Independentemente de área de atuação, qualquer um que pretende atuar no setor de energia solar deve saber:

  • Tipos de sistemas fotovoltaicos (on-grid e off-grid)
  • Funcionamento detalhado dos sistemas fotovoltaicos
  • Como funciona o sistemas de compensação de energia
  • Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL

O que está descrito acima, é o beabá da energia solar. Qualquer um que pretenda atuar no setor deve compreender a diferença entre os tipos de sistemas fotovoltaicos: os sistemas on-grid e os sistemas off-grid.

Além disso, deve-se compreender detalhadamente o funcionamento do sistema fotovoltaico completo: módulos fotovoltaicos, solarimetria, inversores interativos, dispositivos de proteção, cabeamento solar e como todos esses equipamentos se conectam uns aos outros.

É importantíssimo saber também como funciona o sistema de compensação de energia no Brasil (tarifação de uma unidade consumidora com sistema fotovoltaico) e quais são os nossos direitos e deveres perante às concessionárias de energia para conectar os sistemas fotovoltaicos à rede elétrica (Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL).

Adiante, nós veremos quais são os conhecimentos específicos que profissionais que atuarão em diferentes áreas (vendas, projetos ou instalação) devem possuir.

Curso Você Expert Solar

O que você precisa aprender – Área de vendas

O que você precisa aprender - Área de vendas

Tal como eu já mencionei em diversos artigos, para mim os representantes comerciais são a peça mais importante de uma empresa de energia solar. É ele quem irá realizar as vendas de sistemas e, portanto, quem irá movimentar toda a empresa.

Para realizar a venda de sistemas, o representante comercial deve ser capaz de educar os clientes sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos.

Além disso, eles devem saber prospectar os clientes certos, negociar e fechar a venda com esses clientes. Portanto, o representante comercial deve compreender bastante sobre técnicas de vendas, desde a prospecção de clientes, até o fechamento da venda.

No nosso Curso Você Expert Solar, nós temos um módulo completo dedicado somente à área comercial de vendas de sistemas fotovoltaicos, de modo a auxilar e capacitar as pessoas que pretendem atuar no setor como representantes comerciais;

O que você precisa aprender – Área de projetos (engenharia)

O que você precisa aprender - Área de projetos (engenharia)

Antes de qualquer coisa, para que você possa trabalhar como projetista fotovoltaico, você deve ser Engenheiro Eletricista ou Técnico Eletricista (ainda assim, técnicos eletricistas só podem assinar projetos de até 75 kWp). 

O projetista fotovoltaico deve saber muito bem como dimensionar sistemas fotovoltaicos, ou seja, determinar a potência de sistema que o cliente precisa a partir do consumo do cliente e das condições locais da instalação (irradiação solar local, orientação do telhado, inclinação do telhado, sombreamento, etc).

Os projetistas fotovoltaicos também devem compreender muito bem as Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL, tal como as normas de todas as concessionárias com as quais a empresa de energia solar irá trabalhar. Afinal, é o projetista fotovoltaico que intermediará os processos de conexão à rede de energia elétrica entre a empresa de energia solar e as concessionárias.

No nosso Curso Você Expert Solar, nós abordamos aos detalhes como realizar o dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos, tal como abordamos detalhadamente tudo o que há de importante sobre as Resoluções Normativas 482 e 687.

Além disso, o projetista deve saber fazer projetos elétricos simples em AutoCAD (ou qualquer software equivalente), pois as concessionárias exigem alguns projetos elétricos para aprovar o acesso à rede. 

Finalmente, caso o projetista pretenda realizar projetos de Minigeração (acima de 75 kWp, ou seja, sistemas de cerca de 250 módulos fotovoltaicos ou mais), ele deve saber projetar sistemas em softwares de dimensionamento, tal como PVSyst, PVSol e SOLergo. Projetos de maior porte exigem maior rigor técnico, significando que eles devem ser realizados em softwares que ofereçam uma maior precisão do sistema projetado.

´Nós aqui na Você Solar ainda não possuímos um curso de softwares de dimensionamento fotovoltaico, porém existem algumas instituições que oferecem cursos específicos desses tipos de software. 

O que você precisa aprender – Área de instalação

 que você precisa aprender - Área de instalação

É claro que quem pretende trabalhar instalando sistemas fotovoltaicos deve saber qual é o procedimento para instalar os sistemas fotovoltaicos. 

Portanto os instaladores devem saber como executar o passo a passo da instalação de sistemas: Colocar as estruturas de fixação no telhado (ou laje ou solo); Subir os módulos fotovoltaicos e fixá-los no telhado (ou laje ou solo); Passar o cabeamento do telhado até a entrada do inversor; Conectar os dispositivos de proteção CC e CA ao sistema; Conectar a saída do inversor à rede elétrica.

A realidade é que quando se trata de instalação de sistema, o aprendizado virá de fato da prática. Porém, é essencial que o instalador chegue preparado e sabendo o que deve ser feito para instalar os seus primeiros sistemas fotovoltaicos.

É por isso que no nosso Curso Você Expert Solar, nós temos um módulo dedicado somente à instalação de sistemas fotovoltaicos, onde mostraremos qual é o passo a passo para se instalar os sistemas fotovoltaicos em diversas situações que serão encontradas o dia a dia.

Curso Você Expert Solar

Curso de energia solar – Prezando pela qualidade

Curso de Energia Solar - Prezando pela Qualidade

Como eu mencionei no início deste artigo, infelizmente o mercado de cursos de energia solar encontra-se poluído por cursos de baixa qualidade, ministrados por falsos especialistas. 

Para nós, que estamos atuando no setor há anos e que entendemos a fundo sobre energia solar fotovoltaica, detectar cursos de baixa qualidade e falsos especialistas é algo trivial.

Entretanto, para quem é leigo no assunto, é muito fácil se deixar levar pelo marketing enganoso desses cursos de baixa qualidade. Tal como eu mesmo estou suscetível a me deixar levar pelo marketing de assuntos sobre os quais eu não entendo.

Portanto, aqui vão algumas dicas para que você consiga detectar cursos de baixa qualidade e falsos especialistas do setor ao procurar por um curso de energia solar:

Prezando pela qualidade – Desconfie de promessas milagrosas

Prezando pela Qualidade - Desconfie de Promessas Milagrosas

O mercado de energia solar está de fato em plena expansão e é uma excelente oportunidade de negócio para quem pretende trabalhar no setor. Entretanto, como qualquer coisa na vida, o sucesso no setor depende de esforço e comprometimento 

Entretanto, alguns especialistas e empresas vendem o curso de energia solar como sendo a salvação para todos os problemas financeiros do cliente. Uma mina de ouro a céu aberto para qualquer um que quiser abocanhar. Basta fazer o curso, que o dinheiro virá correndo e pulará na sua carteira.

Cuidado com esse tipo de marketing muito apelativo. Por mais tentador que seja, é uma prática comum de empresas com cursos de baixa qualidade realizar esses tipos de promessas. Ao invés de tentar realizar a venda provando a qualidade do curso, essas empresas preferem ganhar a venda prometendo o que não pode ser cumprido.

Empresas que possuem cursos de boa qualidade costumam praticar um marketing mais “pé no chão”, procurando provar a você que elas oferecem um curso de energia solar de boa qualidade.

Prezando pela qualidade – Detectando o “falso especialista”

Prezando pela Qualidade - Detectando o Falso Especialista

É essencial que você saiba quais são as pessoas que ministrarão o curso de energia solar. Afinal, é o tutor do curso que será responsável por passar todo o conhecimento a você, aluno.

Logo, antes de qualquer coisa sempre se informe sobre quem será o tutor do curso. Procure, também, saber quais são as qualificações do tutor. O ideal é que o curso seja ministrado por um Engenheiro Eletricista ou por um Eletrotécnico.

Normalmente, quando os tutores do curso não possuem qualificação, eles se autodenominam “especialista em energia solar”, “CEO da empresa de energia solar” ou algo do tipo. Esse é um forte indicativo de falta de qualificação.

Além disso, veja se o tutor além de qualificação, possui experiência no setor de energia solar fotovoltaica. Muitas empresas contratam recém formados, mestrandos ou estagiários em engenharia elétrica, os quais não possuem um pingo de experiência no setor de energia solar, e os colocam para ministrar cursos de energia solar. O resultado é tão ruim quanto um curso ministrado por um profissional sem qualificação.

Resumindo, procure por cursos cujos tutores possuem tanto qualificação (engenheiros eletricistas ou técnicos eletricistas) quanto experiência (já atua no setor há bastante tempo).

Prezando pela qualidade – Analisando a qualidade do conteúdo gratuito

Prezando pela Qualidade - Analisando o conteúdo gratuito

Geralmente, as empresas que oferecem cursos de energia solar possuem blogs em seus websites. Uma maneira de ter uma noção da qualidade do curso da empresa, é analisando a qualidade do conteúdo do blog da empresa.

Procure por blogs que oferecem conteúdos relevantes, os quais genuinamente auxiliam o leitor que está interessado no assunto. 

Veja também se no blog, a empresa mostra um domínio profundo do assunto que está sendo abordado. Uma empresa que oferece conteúdo gratuito de qualidade, provavelmente também será capaz de oferecer um curso de ótima qualidade. 

Curso Você Expert Solar

Curso de energia solar – Diagnóstico: Qual é o curso certo para você?

Curso de Energia Solar - Diagnóstico

Bom, dito tudo isso nós conseguimos chegar à resposta de qual é o curso ideal para você. Veremos qual é o conteúdo que o curso de energia solar deve abordar para cada área de atuação dentro do setor de energia solar

Área de vendas – Quem pretende trabalhar como representante comercial, deve realizar um curso de energia solar que aborde:

  • Tipos de sistemas fotovoltaicos (on-grid e off-grid)
  • Funcionamento detalhado dos sistemas fotovoltaicos
  • Como funciona o sistemas de compensação de energia
  • Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL
  • Técnicas de prospecção de clientes de sistemas fotovoltaicos
  • Técnicas de negociação (contorno de objeções) de sistemas fotovoltaicos
  • Técnicas de fechamento de vendas de sistemas fotovoltaicos

Área de projetos (engenharia) – Quem pretende trabalhar como projetista fotovoltaico, deve realizar um curso de energia solar que aborde:

    • Tipos de sistemas fotovoltaicos (on-grid e off-grid)
    • Funcionamento detalhado dos sistemas fotovoltaicos
    • Como funciona o sistemas de compensação de energia
    • Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL
    • Dimensionamento detalhado de sistemas fotovoltaicos
  • Como elaborar a documentação de solicitação de acesso

Área de instalação  – Quem pretende trabalhar como projetista fotovoltaico, deve realizar um curso de energia solar que aborde:

    • Tipos de sistemas fotovoltaicos (on-grid e off-grid)
    • Funcionamento detalhado dos sistemas fotovoltaicos
    • Como funciona o sistemas de compensação de energia
  • Resoluções Normativas 482 e 687 da ANEEL
  • Como realizar a integração mecânica de sistemas fotovoltaicos (procedimento de instalação dos painéis em telhados, lajes e solo)
  • Como realizar a integração elétrica de sistema fotovoltaicos (procedimento de instalação de inversores e dispositivos de proteção do sistema)

Empreendedor – Quem pretende gerenciar uma empresa de energia solar fotovoltaica, deve saber um pouco sobre cada área de atuação. Ou seja, deve realizar um curso de energia solar que aborde todos os itens acima.

Lembre-se que, além de procurar por um curso que aborde todo esse conteúdo, você também deve procurar por um curso de alta qualidade, ministrado por profissionais qualificados e experientes no setor. 

O nosso Curso Você Expert Solar aborda todo esse conteúdo (e muito mais), além de ser ministrado por Engenheiros Eletricistas formados na USP, que possuem mais de 2 anos de experiência no setor, realizando desde a vendas dos sistemas, até o projeto e a instalação de sistemas. Ou seja, possuímos vasta experiência em todas as áreas de atuação do setor.

Portanto, se você quiser um curso online de alta qualidade com um vasto conteúdo, que o preparará para mergulhar de cabeça no setor de energia solar, venha conosco fazer o Curso Você Expert Solar:

Curso Você Expert Solar

Muito obrigado por continuado aqui comigo até o final desse extenso artigo. Ah e não deixa de deixar nos comentários as suas dúvidas, opiniões e pensamentos. Quero saber o que você achou!

Um forte abraço e até a próxima.

– Paulo Castagnari

Autor

2 de Comentários

  1. Alfredo do Vale Responder

    Muito esclarecedor os artigos. Para quem é leigo no assunto é importante ler antes de ingressar no curso. Forte Abraço.

Escrever um Comentário

error

Gostou? Então Espalhe a Notícia =)

Acesse Gratuitamente o Melhor Material de Energia Solar do Brasil!

O Guia Definitivo do Empreendedor Solar

Curso Grátis de Energia Solar Fotovoltaica

Infográfico da Energia Solar Fotovoltaica

Não Quer Fazer o Download Grátis do Melhor Material de Energia Solar Fotovoltaica do Brasil Antes de Sair?

SIM, eu quero!

NÃO, obrigado...

Então Fique à Vontade Para Acessar Tudo de Graça!

O Guia Definitivo do

Empreendedor Solar

Curso Grátis de

Energia Solar

 

Infográfico da Energia Solar Fotovoltaica