Ao longo da minha trajetória no setor de energia solar fotovoltaica, uma das maiores dificuldades que eu percebi que meus alunos possuem é em relação a encontrar bons fornecedores de kits fotovoltaicos

Isso não é exatamente uma surpresa, já que o fornecimento de kits fotovoltaicos ainda é um pouco desorganizado. Isso se torna especialmente verdade para aqueles que nunca empreenderam antes e estão montando o seu primeiro negócio.

E é com o intuito de auxiliar você, futuro profissional do setor de energia solar, que eu decidi escrever este artigo com uma lista completa de fornecedores de kits fotovoltaicos.

Veremos abaixo quais são os maiores fornecedores de kits fotovoltaicos, tanto para sistemas on-grid quanto para sistemas off-grid. Também darei uma atenção especial para fornecedores que trabalham com micro inversores, já que sistemas com micro inversores estão cada vez mais em evidência no Brasil.

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Curso Você Expert Solar

Fornecedores de kits fotovoltaicos para sistemas conectados (On-grid)

Fornecedores fotovoltaicos on-grid

Para analisar os maiores e melhores fornecedores de kits fotovoltaicos on-grid, eu irei me basear na pesquisa de mercado realizada pela empresa Greener. Para tal, vamos dar uma olhada em dois gráficos que foram disponibilizados na pesquisa de mercado. 

Antes de darmos continuidade, se você quiser saber ainda mais sobre a situação atual da energia solar no Brasil, eu escrevi um artigo em que faço a análise completa da pesquisa de mercado realizada pela empresa Greener.

O primeiro gráfico logo abaixo, nos mostra quais são os fornecedores dos quais as empresas de energia solar mais adquirem kits fotovoltaicos:

Energia solar no Brasil - Gráfico de Percentuais de Fornecedores dos quais as Empresas Solares Adquirem Kits Fotovoltaicos
Gráfico de Percentuais de Fornecedores dos quais as Empresas Solares Adquirem Kits Fotovoltaicos

Portanto, esse gráfico já nos diz quais são os maiores fornecedores de kits fotovoltaicos do Brasil. O ranking vai da seguinte forma:

    1. Sices Solar
    1. Aldo Solar
    1. Renovigi Energia Solar
    1. PHB Solar
    1. Portal Solar
    1. WEG Solar
    1. Ecori Energia Solar (micro inversores)
    1. Minha casa solar
  1. Ribeiro Solar

A lista acima já nos mostra quais são os fornecedores dos quais as empresas de energia solar mais adquirem kits fotovoltaicos. Entretanto, esses fornecedores não necessariamente são os fornecedores dos quais as empresas de energia solar possuem preferência de comprar os seus kits fotovoltaicos. 

O gráfico a seguir nos mostra quais são os fornecedores dos quais as Empresas Preferem Adquirir Seus Kits Fotovoltaicos:

Energia solar no Brasil - Fornecedores dos quais as Empresas Preferem Adquirir Seus Kits Fotovoltaicos
Fornecedores dos quais as Empresas Preferem Adquirir Seus Kits Fotovoltaicos

Portanto, o gráfico acima nos mostra quais são os fornecedores dos quais as empresas de energia solar mais gostam de comprar os seus kits fotovoltaicos. Essa preferência se dá principalmente pelo preço, qualidade do atendimento e qualidade dos equipamentos inclusos nos kits, de acordo com a pesquisa. O ranking vai da seguinte forma:

    1. Sices Solar
    1. Renovigi Energia Solar
    2. Aldo Solar
    3. PHB Solar
  1. WEG Solar
  2. Portal Solar
  3. Ecori Energia Solar (micro inversores)
  4. Demape Energias Renováveis

Logo, fora algumas pequenas diferenças na ordem do ranking, os fornecedores permanecem basicamente os mesmos. O único fornecedor novo que aparece no novo ranking é a empresa Demape Solar.

Faremos agora uma breve análise de cada um desses fornecedores.

Sices Solar

Fornecedores fotovoltaicos

A empresa Sices assume a primeira posição quando se trata de fornecimento de kits fotovoltaicos. Isso não ocorre sem motivo, já que a empresa possui um dos melhores preços do mercado. 

Além disso, é o único fornecedor que possui uma plataforma 100% online para consulta de preços de kits, o que facilita bastante a geração de orçamentos. 

Definitivamente é uma empresa que o empreendedor fotovoltaico deve ter em seu portfólio de fornecedores. A empresa fica no estado de São Paulo, porém realiza entregas para todo o Brasil. É claro que o tempo de entrega é maior para estados mais distantes de São Paulo.

Entretanto, somente pessoas jurídicas (empresas) conseguem ter acesso aos preços dos kits fotovoltaicos da empresa. Portanto, caso você queira comprar equipamentos deste fornecedor, você deve possuir no mínimo um MEI

Se você tiver ao mínimo MEI aberto com os CNAEs pertinentes aos de uma empresa de energia solar, basta entrar em contato com a empresa para saber o procedimento de como se tornar um credenciado da empresa.

Para entrar em contato com a Sices, é só clicar aqui!

Aldo Solar

Fornecedores Fotovoltaicos

A empresa Aldo assume a segunda posição no ranking de maiores fornecedores e a terceira posição no ranking de fornecedores preferenciais. 

Trata-se de outra empresa que você deve possuir na sua lista de fornecedores. Nós aqui da Você Solar nunca fizemos negócio com a empresa, devido a motivos puramente geográficos, afinal atuamos na região de São Paulo e a empresa fica localizada em Minas Gerais.

Entretanto, vários de nossos alunos já compraram da empresa e elogiaram principalmente o atendimento de qualidade. A empresa vende diversos equipamentos elétricos e eletroeletrônicos, além de kits fotovoltaicos.

Diferentemente da Sices, a Aldo vende sistemas fotovoltaicos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Entretanto, o valor dos kits é muito mais baixo para empresas credenciadas com o fornecedor. 

Entenda que o preço para pessoas físicas é como se fosse o preço de varejo e o preço para pessoas jurídicas é como se fosse o preço de atacado. 

Portanto, se você realmente quer ter acesso aos melhores preços você deve ter no mínimo um MEI e se cadastrar na Aldo.

Para entrar em contato com a Aldo, é só clicar aqui!

Curso Você Expert Solar

Renovigi Energia Solar

A empresa Renovigi assume a terceira posição no ranking de maiores fornecedores e a segunda posição no ranking de fornecedores preferenciais. 

A empresa fica localizada no estado de Santa Catarina, o que torna este fornecedor especialmente interessante para aqueles que pensam em atuar com energia solar no sul do Brasil.

Apesar de nós aqui da Você Solar nunca termos feito negócio com a empresa, o fato de ela estar em segundo lugar no ranking de fornecedores preferenciais diz bastante sobre a qualidade da empresa. 

Mais uma vez, para ter acesso aos preços dos kits, você deve credenciar a sua empresa com a Renovigi. 

Para entrar em contato com a Renovigi, é só clicar aqui!

PHB Solar

A empresa PHB assume a quarta posição em ambos os rankings. Além de serem fornecedores de kits fotovoltaicos, a PHB também é fabricante de inversoresinterativos (On-grid). 

Logicamente, todos os kits fotovoltaicos da empresa virão com inversores PHB, que, segundo a nossa experiência, são  de muito boa qualidade.

Este fornecedor fica localizado na cidade de São Paulo, capital. Um dos motivos pelos quais nós aqui da Você Solar gostamos de fazer negócio com este fornecedor, é pelo fato de que a PHB também fornece sistema de aterramento juntamente no kit fotovoltaico se você desejar (clipes de aterramento mais cabeamento solar para terra).

Novamente, somente pessoas jurídicas conseguem ter acesso às tabelas de preços deste fornecedor. Portanto você deve se credenciar com a empresa caso você queira fazer negócio com a PHB. 

Para entrar em contato com a PHB, é só clicar aqui!

WEG Solar

A empresa WEG é uma empresa localizada no estado de Santa Catarina, que além de fornecer produtos relacionas à energia solar, também fornece diversos outros produtos referentes a área de elétrica. Além disso ela é fabricante de muitos dos componentes que ela fornece.

Mais uma vez, devido a localização da empresa, nós aqui da Você Solar não tivemos contato com a empresa. Porém pesquisei várias coisas interessantes sobre a WEG, incluindo o fato de que a WEG vende kits fotovoltaicos para sistemas híbridos, com um inversor híbrido feito para baterias de lítio.

A portal solar faz a revenda de kits fotovoltaicos da WEG a nível de varejo (para pessoas físicas), porém para ter acesso aos melhores preços da empresa, você irá precisar se credenciar como pessoa jurídica à WEG.

Para entrar em contato com a WEG, é só clicar aqui!

Portal Solar

Na Portal Solar você encontrará diversos kits fotovoltaicos a nível de varejo. Isso significa que qualquer um pode comprar esses kits (tanto pessoas físicas quanto empresas), entretanto esses kits não possuirão os melhores preços do mercado. 

Muitos dos kits encontrados na portal solar são revendidos das empresas Aldo e WEG (além de outras empresas). Caso você ainda não tenha ao menos um MEI, você consegue comprar os seus primeiros kits fotovoltaicos pela Portal Solar. 

Porém, a longo prazo, o ideal é que você se credencie em empresas que oferecem valores de kits mais competitivos.

Para acessar a Portal Solar, é só clicar aqui!

Ecori Energia Solar

De todos os fornecedores que listei, a Ecori é a única empresa que trabalha com kits fotovoltaicos de micro inversores (algo que eu creio que deve mudar em um futuro próximo, já que os micro inversores estão cada vez mais procurados no mercado). A empresa fica no estado de São Paulo.

Os sistemas com micro inversores normalmente são um pouco mais caros que sistemas com inversores de string convencional, entretanto muitas empresas estão dando preferência a sistemas com micro inversores devido aos seus vários benefícios (otimização do sistema, facilidade de instalação, garantia estendida de inversores).

Portanto, sendo o único fornecedor de micro inversores no Brasil (até o momento), eu recomendo fortemente que você tenha a Ecori Solar na sua lista de fornecedores. 

Para ter acesso a tabela de preços, você precisa ter empresa e se credenciar na Ecori Solar. 

Para entrar em contato com a Ecori Solar, é só clicar aqui!

Minha Casa Solar

Tal como o Portal Solar, a Minha Casa Solar vende equipamentos de energia solar a nível de varejo. Portanto pessoas físicas também podem comprar kits fotovoltaicos, porém o valor não é o mais competitivo. 

O destaque da Minha Casa Solar é que além de conseguir comprar os kits já montados, você também pode comprar os equipamentos separadamente e montar o seu próprio kit fotovoltaico.

Novamente, se você ainda não tenha ao menos um MEI, você consegue comprar os seus primeiros kits fotovoltaicos pela Minha Casa Solar. Porém, a longo prazo, o ideal é que você se credencie em empresas que oferecem valores de kits mais competitivos.

Para acessar a Minha Casa Solar, é só clicar aqui!

Curso Você Expert Solar

Ribeiro Solar

A Ribeiro Solar é uma empresa que possui unidades tanto no Paraná quanto em Pernambuco. Portanto, para quem atua no nordeste do país, é interessante ter este fornecedor em seu radar devido a proximidade geográfica. Especialmente porque de todas os fornecedores aqui listados, este é o único com presença no nordeste.

Novamente, para ter acesso aos preços deste fornecedor, você precisa credenciar a sua empresa junto à Ribeiro Solar.

Para entrar em contato com a Ribeiro Solar, é só clicar aqui!

Demape Energias Renováveis

A Demape Energias Renováveis é uma empresa da cidade de Itatiba, SP, que fornece kits fotovoltaicos e postes solares (postes de luz com sistemas off-grid de pequeno porte integrados).

O fato de a empresa estar no ranking de fornecedores preferenciais, porém não no ranking de maiores fornecedores, diz que a empresa possui algum diferencial em relação a seus concorrentes (talvez um bom atendimento?). 

Entretanto, como nós aqui da Você Solar nunca fizemos negócio com a empresa, nós não sabemos dizer qual é esse diferencial. Mas como nunca é demais ter várias opções de quem adquirir o seu kit fotovoltaico, é mais uma empresa que você pode adicionar a sua lista de fornecedores. Basta se credenciar junto à empresa para ter acesso a tabela de preços.

Para entrar em contato com a Demape Energias Renováveis, é só clicar aqui!

Fornecedores de kits fotovoltaicos para sistemas autônomos (Off-grid)

Fornecedores Fotovoltaicos Off-grid

Como o mercado brasileiro de sistemas off-grid é muito menor quando comparado com o mercado de sistemas on-grid, a quantidade e a qualidade de fornecedores de sistemas off-grid é muito inferior.

Neste caso não há uma pesquisa para se basear em quais são os maiores fornecedores de sistemas off-grid. Portanto, a fim de oferecer uma lista de fornecedores de sistemas off-grid para vocês, eu realizei uma pesquisa exaustiva na Internet e compilei os fornecedores com as maiores variedades de sistemas em estoque.

Abaixo, segue a lista dos principais fornecedores de sistemas off-grid que existem presentemente.

  1. Neosolar
  2. Minha Casa Solar
  3. Energy Shop
  4. Kasatec
  5. Mercado Livre

Aqui não há muito o que se falar desses fornecedores. Também não há complicações para se comprar os sistemas off-grid, qualquer um consegue acessar os preços online e comprar os kits, seja pessoa física ou empresa.

Por incrível que pareça. um dos lugares onde você encontrará a maior variedade de kits off-grid de diferentes potências é no mercado livre.

Como eu disse, é escaço o número de fornecedores de sistemas off-grid no Brasil, já que a demanda por este tipo de sistema é muito menos expressiva quando comparada com a demanda por sistemas conectados.

Com isso, nós chegamos ao final do nosso artigo. Espero que a nossa lista acima ajude você a ingressar no setor de energia solar com o pé direito!

E, claro, que se você quiser se tornar um verdadeiro Expert em energia solar fotovoltaica, venha conosco fazer o Curso Você Expert Solar:

Curso Você Expert Solar

Ah e não deixa de deixar nos comentários as suas dúvidas, opiniões e pensamentos. Quero saber o que você achou!

Um forte abraço e até a próxima.

– Paulo Castagnari

Autor

2 de Comentários

Escrever um Comentário

error

Gostou? Então Espalhe a Notícia =)

Acesse Gratuitamente o Melhor Material de Energia Solar do Brasil!

O Guia Definitivo do Empreendedor Solar

Curso Grátis de Energia Solar Fotovoltaica

Infográfico da Energia Solar Fotovoltaica

Não Quer Fazer o Download Grátis do Melhor Material de Energia Solar Fotovoltaica do Brasil Antes de Sair?

SIM, eu quero!

NÃO, obrigado...

Então Fique à Vontade Para Acessar Tudo de Graça!

O Guia Definitivo do

Empreendedor Solar

Curso Grátis de

Energia Solar

 

Infográfico da Energia Solar Fotovoltaica